
Uma das definições de inflação é um desequilíbrio causado pela alta continuada no nível dos preços e paralelamente com a queda do poder aquisitivo do dinheiro. Na prática, significa que o que podemos comprar hoje com o dinheiro que temos, pode não ser possível comprar amanhã, isto é, comprar menos com a mesma quantia de dinheiro. Para enfrentar esse desafio utilizamos algumas estratégias:
Estratégias para aumentar o valor do dinheiro
Sazonalidade dos alimentos
Cada estação do ano é propícia para o cultivo de determinado alimento. Ocasionando as colheitas de alimentos próprias de cada época. Por causa do volume de colheitas acontecendo ao mesmo tempo, o preço dos produtos tende a baixar. É nesse momento que aproveitamos para comprar: Os frutos de época! Também compramos e conservamos para outras épocas em que os frutos forem escassos, e por isso ficam mais caros.
Regionalidade dos produtos
Cada região tem sua tradição de cultivo, produção industrial e consumo de alimentos. Consumimos o que é produzido regionalmente o que leva a uma economia, visto que na produção ou cultivo regional, vários custos como o de transporte foram reduzidos. As mercadorias e alimentos importados costumam ter custo mais elevado.
Orçamento doméstico
Não menos importante, é ter o controle de consumo com um orçamento. Dessa maneira, no momento em que o dinheiro é recebido, já direcionamos a compra dos itens necessários, considerando que depois os preços podem aumentar.
