
Enquanto escrevo este texto, mais de 1 milhão de brasilienses estão no vermelho. Sendo a segunda unidade da Federação mais inadimplente do Brasil, de acordo com o jornal.
Ensinar crianças não é um processo fácil, ensinar sobre finanças ainda menos. Mas ensinar adultos pode ser mais desafiador, visto que de alguma maneira uma “educação financeira” já foi aprendida ao longo da vida. E alterar algo já aprendido é mais trabalhoso. Dessa forma, começar a ensinar a criança é uma estratégia mais inteligente.
Dicas para ensinar educação financeira para crianças
1 – Compras no supermercado.
Ensine a criança a fazer uma lista própria com dois a três itens (biscoito, chocolate, etc) e ensine-a a comprar só o que está na lista. Repita todo mês. Assim, ela vai aprender a controlar gastos na compra e não ser seduzida por itens desnecessários. Isso ajuda no futuro ela aprender a fazer orçamento doméstico.
2 – Estimule a diversão
Jogue com ela jogos com temas sobre a vida financeira como Jogo da Vida, Banco Imobiliário. Essa atividade desenvolve o raciocínio financeiro sem o “peso” de estar estudando algo.
3 – Mesada
Introduza a mesada para criança. O ideal é uma mesada atrelada à uma tarefa. Assim ela aprenderá que os rendimentos são frutos do trabalho realizado. Tarefas doméstica são grandes oportunidades para isso como: Recolher os lixos todos os dias, lavar a louça, cuidar das plantas, etc. O recebimento de mesada por resultados nos estudos (tirar notas altas, como exemplo) podem ofuscar a necessidade de estudo por si mesmo, levando-se em consideração que estudar é uma necessidade que permeia toda a vida.
Fonte:
